SERVIÇOS PRESTADOS À SOCIEDADE
 
 
 
 
 

o CERNIC atende centenas de crianças, adolescentes e jovens com deficiência advindas de diferentes pontos da cidade, de municípios vizinhos e parte do Mato Grosso.

 

Saúde
 
 
 
 
 
O Cernic oferece os seguintes serviços de saúde:
- Psicologia
- Fonoaudiologia
- Fisioterapia
- Hidroterapia
- PediaSuit – fisioterapia intensiva
- Odontologia 
- Neurologia
Todos os profissionais são contratados e habilitados para o exercício das funções. 
 
PARCEIROS do Serviço de Saúde
Além dos atendimentos do Serviço de Saúde, o Cernic possui parcerias com clínicas e hospitais públicos e privados para a realização de atendimento especializado em oftalmologia, neurologia, cardiologia, ginecologia, odontologia e pediatria.

 

Educação
 
 
 
 
 
1 - EDUCAÇÃO PRECOCE
 
A Educação Precoce atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses com deficiência intelectual e/ou múltipla e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Utiliza estratégias, técnicas e intervenções pedagógicas capazes de estimular e favorecer seu desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e motor, evitando ou amenizando eventuais atrasos. 
 
A avaliação e o acompanhamento na Educação Precoce são realizados por meio do Guia “Portage” que permite a análise de vários fatores e o registro das principais informações sobre a criança desde seu nascimento. Os resultados das observações e o preenchimento do guia aponta quais as áreas a criança avaliada apresenta melhores índices e quais as áreas que precisam de intervenções imediatas e específicas. Esses dados somados a entrevista com os responsáveis e a observação da professora subsidiam a elaboração do Plano Educacional Individualizado - PEI - assegurando uma intervenção qualitativa e técnica por parte dos profissionais envolvidos.
 
Na Educação Precoce a família é acolhida desde o primeiro momento e participa dos atendimentos recebendo orientações sobre as intervenções pontuais a serem feitas no ambiente familiar a fim contribuir com o desenvolvimento da criança.
 
2 - AEE – Atendimento Educacional Especializado
 
No serviço de Educação Especial o CERNIC oferece desde 2006 o Atendimento Educacional Especializado Complementar. Este atendimento decorre de uma nova visão da Educação Especial, sustentada legalmente pela Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é um direito do estudante e contribui para o sucesso da inclusão escolar dos alunos com deficiência. 
 
O atendimento educacional especializado é ofertado pela instituição e o pré-requisito principal, além claro da deficiência intelectual ou múltipla é o estudante estar matriculado e frequentar a rede regular de ensino. Os atendimentos acontecem em salas temáticas, espaços estes organizados com materiais pedagógicos acessíveis, onde os estudantes são atendidos em suas especificidades de acordo com o PEI – Plano Educacional Individualizado construído pela professora do AEE em parceria com a família e a escola da rede de ensino comum em que o estudante se encontra matriculado. 
 
O trabalho é realizado por meio de projeto pedagógico e/ou rol de atividades dirigidas oportunizando aos estudantes diferentes experiências e aprendizagem. Tais estratégias poderão ser aplicadas a curto, médio ou a longo prazo, pois devem atingir os objetivos propostos, ou poderão ser modificadas quando esgotar o assunto ou interesse dos estudantes pelo tema de estudo. É importante que o projeto seja flexível, centrado na construção do conhecimento, por meio de atividades que desenvolvam as habilidades conceituais, sociais e práticas, considerando os aspectos social, afetivo, cognitivo e perceptivo- motor. A Comunicação Alternativa e o Currículo Funcional Natural serão também utilizados conforme as necessidades apresentadas pelos estudantes.
 
As salas temáticas, ao longo dos atendimentos, proporcionarão aos estudantes o desenvolvimento das competências estabelecidas na BNCC que mobilizam os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana. Competências essas que perpassam todas as áreas do conhecimento.
 
O Atendimento Educacional Especializado – AEE decorre de uma nova concepção de Educação especial, sustentada legalmente pelo Ministério da Educação para promover à inclusão dos estudantes com Deficiência Intelectual e Múltiplas. As salas temáticas são organizadas para proporcionar o desenvolvimento e a superação daquilo que lhe é limitado estimulando o estudante a progredir nos níveis de compreensão, criando meios para se adequar as novas situações com liberdade para desenvolver sua inteligência, tornando-se agente capaz de produzir significado/ conhecimento. É importante ressaltar que o Atendimento Educacional Especializado – AEE, nas salas temáticas não é reforço escolar e não terá o compromisso de trabalhar os objetos do conhecimento desenvolvidos na escola comum. Os aspectos cognitivos, social, afetivo e perceptivo motor são desenvolvidos mediantes atividades consolidadas a projetos pedagógicos nas salas com ambiente favorável ao seu desenvolvimento global. 
 
Os atendimentos são organizados em grupos com até doze estudantes, duplas ou individual, conforme a intensidade de apoio que o estudante necessita. A pessoa com deficiência intelectual tem dificuldade para realizar atividades comuns do dia a dia. As limitações podem estar associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: Comunicação; Cuidado Pessoal; Habilidades Sociais; Utilização dos recursos da comunidade; Saúde e Segurança; Habilidades acadêmicas; Lazer e Trabalho.
 
3 - GRUPO NÃO SERIADO – IDADE DE 4 A 14 ANOS
 
O Grupo não Seriado é destinado a crianças com deficiência intectual e múltipla com idade de 4 a 14 anos que apresentam prejuizos no comportamento adaptativo, nas habilidade conceituais, sociais e práticas, que necessitam de apoio total com intensidade pervasiva em todos os ambientes e áreas,  associado a quadro de saúde que inviabilizam sua permanência na escola comum quando estes não forem disponíveis ou insuficientes. É um trabalho multiprofissional articulado com a Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Serviço Social. Esse atendimento tem caráter transitório, cumpridos os objetivos desse ensino e com avaliação da equipe multidisciplinar, o estudante será encaminhado à escola comum para o prosseguimento dos seus estudos.  
 
4 - EJA – Educação de Jovens e Adultos
 
O público da EJA na escola especializada Raio de Luz refere-se ao estudante/aprendiz, que por impedimento de longo prazo de natureza intelectual associado a um ou mais impedimentos de natureza física e/ou sensorial e em interação com barreiras físicas e sociais. Desta forma, não teve condições de frequentar ou ter continuidade na escola comum de ensino na idade própria e necessita de atividades específicas do currículo funcional que considere seu ritmo de desenvolvimento acadêmico. O currículo é pautado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, voltado para a funcionalidade do projeto de vida de cada educando e o Currículo Funcional que reconhece o direito da aprendizagem ao longo da vida mediante ações integradas, construtivas e inovadoras.
 
 
 
4 – EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O TRABALHO
 
O objetivo do Programa de Educação para o Trabalho, Emprego e Renda é permitir a continuidade do percurso da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, através da evolução de suas habilidades laborais e, consequentemente, promover o seu desenvolvimento global. As três etapas do Programa de Educação para o Trabalho, Emprego e Renda são:
I – Formação para o Trabalho: Formação para o Trabalho oferece experiências laborais em atividades práticas e complementares (atividades físicas, arte-educação e acadêmicas) para que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, por meio de suas vivências, tenha melhores condições de desenvolver suas capacidades e potencialidades para o trabalho e para a vida.
II – Qualificação Profissional: Qualificação Profissional tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades necessárias ao desempenho de uma profissão por meio de atividades práticas, fazendo com que o aprendiz/estudante possa executar um determinado trabalho com qualidade, produtividade e responsabilidade, na função na qual ele será inserido futuramente, de acordo com as demandas do mercado de trabalho.
III – Inserção no Mercado de Trabalho: Inserção no Mercado de Trabalho - consistirá na colocação da pessoa com deficiência em algum tipo de atividade laboral, podendo ser:
Emprego Aberto/mercado competitivo: a pessoa com deficiência já qualificada é inserida como qualquer profissional, sem a necessidade de apoios permanentes, exceto o acompanhamento da equipe de inserção do Cernic.
Emprego com Apoio: a pessoa com deficiência já qualificada é contratada (individualmente ou em grupo) conjuntamente                        e com um profissional apoiador, responsável por reforçar os comandos e garantir ritmo ao trabalho.
Trabalho Autônomo: a pessoa com deficiência passa a trabalhar por conta própria, como trabalhador autônomo, numa empresa caseira ou mesmo numa cooperativa. 
 
 
 
5 - GRUPO NÃO SERIADO ACIMA DE 14 ANOS
 
O Grupo não Seriado é específico para estudantes com deficiência intectual e múltipla com idade acima de 14 anos que apresentam prejuizos nas dimensões de apoio, tais como: comportamento adaptativo nas habilidade conceituais, sociais e práticas, saúde, participação e contexto. Estes necessitam do tipo de apoio físico total com intensidade pervasiva conforme a AADID/2021. É um trabalho multiprofissional, articulado com o Educador Físico,  Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Serviço Social. 
 
 
 
 
 
Serviço de Assistência Social
 
 
 
 
 
Ao longo de sua trajetória o CERNIC articula-se e atua em conjunto com as políticas públicas, dentre as quais faz parte a de assistência social, que tem suas diretrizes e princípios, uma vez que os atendidos demandam ações de natureza socioassistencial.
 
O Assistente Social do CERNIC/Cacoal atua no atendimento às demandas socioassistenciais, a fim de promover os direitos das pessoas com deficiência já consagrados, como por exemplo, o Benefício de Prestação Continuada – BPC; Isenção de Impostos na compra de veículos de locomoção; Isenção da Tarifa rodoviária; entre outros, mediante encaminhamento aos serviços, benefícios e demais Políticas Públicas do município. Assim como, atua nas denúncias de possíveis situações de negligência e violação de direitos das pessoas com deficiência. 
 
Desta forma, para efetivação do trabalho o Assistente Social utiliza-se de alguns instrumentais da profissão, como: a Visita Domiciliar; Visita Institucional; Entrevista aberta, semi-dirigida e dirigida; Acolhida; Observação Participante; Orientação; Encaminhamento de Referência e Contra-referência; Relatório Social; Estudo Social; Análise Socioeconômica; Parecer Social; Estudo de Caso, entre outros. A práxis do Assistente Social na oferta dos serviços socioassistenciais do CERNIC busca estar em conformidade com os princípios dispostos na Lei Orgânica de Assistência Social (1993) e na Política Nacional de Assistência Social (2004), quais sejam:  “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.” (BRASIL, 2015) I – Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica; II – Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas; III – Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade; IV – Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais; V – Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão (BRASIL, 1993).
 

 

Centro Dia
 
 
 
 
 
O centro dia é uma Unidade/serviço de Proteção Social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que no CERNIC tem atendimento no período vespertino a jovens e adultos entre 18 e 60 anos, com deficiência intelectual ou múltipla, em situação de dependência. A proposta visa priorizar a convivência social, em grupo comunitária, cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos e ampliação das relações sociais, apoio e orientação aos familiares e ou cuidadores/responsáveis. Viabiliza o acesso às tecnologias assistivas de autonomia e convivência, conforme preconizam a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e as Orientações Técnicas do Serviço de Centro-Dia.
 
Todas as atividades são desenvolvidas nas oficinas de: Mosaico, Pintura, Tear e Cerâmica, com atividades de Linguagem Alternativa com o apoio do educador físico, objetivando estimular a criatividade, motivação e a participação social, de modo a tornar as atividades interessantes e acessíveis aos usuários atendidos.
 

 

Serviço de Transporte
 
 
 
 
 

O Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal oferece ainda transporte gratuito a 90% de seus estudantes, que devido às suas particularidades, encontram grandes dificuldades para chegar até a instituição de outra forma. Os veículos coletivos da entidade percorrem diariamente toda a zona urbana do município de Cacoal, chegando aos mais distantes bairros, em pontos próximos a casa da criança atendida.

 

 

Equipe de Colaboradores
 
 
 
 
 

No quadro de profissionais conta com 56 funcionários composto por fisioterapeutas, fonoaudióloga, psicóloga, dentistas, médico, auxiliar de enfermagem, educadores, motoristas, auxiliares de serviços gerais, secretarias e office boy.

 

 

Recursos Financeiros
 
 
 
 
 

Como entidade filantrópica, sem fins lucrativos, sobrevive de convênios com o poder público municipal, estadual, federal, promoções, eventos, serviço de associados contribuintes e doações através do SAAE, Apoia-se e Nota Legal. Comprometido com uma educação global, o CERNIC possibilita a seus estudantes vivências e experiências interessantes que favorecem a formação de pessoas críticas, capazes de cooperarem e de se respeitarem mutuamente, superando dificuldades e acreditando nas potencialidades.